Para muitas pessoas existem apenas dois tipo de cervejas, as Geladas e as Quentes. Mas graças aos criativos Mestres Cervejeiros, existem inúmeras formas de se fazer cerveja.
Métodos diferentes de fermentar, decantar, usar ingredientes diferentes como frutas inteiras, café, chocolate, enfim, esses processos resultam em uma variedade assustadora de cores, aromas, textura e principalmente sabores.
Listando de forma não tão criteriosa, podemos contar mais de 70 variações de cervejas, conheça alguns tipos
LAGERS
São as cervejas mais consumidas, responsáveis por mais de 99% das cervejas do Brasil.
Lagers são cervejas de baixa fermentação, com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%.
Dentro dessa categoria as mais famosas são as Pilsen. Cerveja caracterizada por concentração de lúpulo muito perceptível no aroma e sabor.
Ainda dentro da família Lagers temos várias divisões, uma delas é a Dark Lagers com características notáveis de café torrado e cor predominantemente mais escura, destacando as Darks (Dunkel, Dark American Lager Schwarzbier e Malzbier).
ALES
Também de baixa fermentação mas o diferencial é a alta temperatura de fermentação permitindo sabores mais maltados e perceptíveis, deixando-as mais encorpadas. Destacam-se dentro dessa família as Stout, cervejas negras opacas, com forte sabor de chocolate, café e maltes torrados. Não se engane, não significa que sejam adocicadas, pelo contrario, são cervejas feitas para longas viagens e para suportar as distancias sem estragar, tem um nível de álcool elevado e sabor bem marcante.
Ainda falando de Ales, Weissbier ou cerveja de trigo, são cervejas claras mas de cor opaca, refrescante e e geralmente não filtradas, deixando uma cerveja mais densa com paladar indicado pelas variações do trigo e toques de frutas como banana e maça.
LAMBICS
Também feitas de trigo, mas o diferencial dessa família de cervejas é que a fermentação é feita espontaneamente, ou seja, reagentes naturais (bactérias) podem com essa forma de fermentação uma aplicação artesanal com frutas inteiras no processo transformando cores, aromas e sabores muito característicos, assemelha-se a produções de vinhos brancos.
Enfim, existem inúmeras formas de se fazer uma boa cerveja, experimente sem preconceito por serem diferentes, não se prenda as cervejas de mercado, procure uma boa importadora e deguste quantas puder beber e pagar.
Todas as cervejas são boas, algumas são melhores
Boa Degustação