quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dicas de Salada Saudável


1. Comer folhas escuras e legumes coloridos

Folhagem escuras apresentam maior quantidade de nutrientes, entre eles ácido fólico, vitaminas A e C, magnésio e ferro. Sugestões: agrião, rúcula, catalonha, escarola, couve, couve-flor, beterraba, brócolis e mostarda. Quanto a alface, as folhas externas são as que concentram mais nutrientes. Já os legumes de tons alaranjados e avermelhados possuem antioxidantes, como betacaroteno e licopeno.

2. Incluir grãos e leguminosas
Feijão, fava, ervilha, lentilha, grão de bico e soja. Eles garantem as fibras e aminoácidos. A soja é fonte de proteína de alto valor biológico, equiparando-se a das carnes.

3. Evitar frios gordurosos e embutidos
Salaminho e bacon costuma ser inseridos nas saladas, mas são ricos em sódio e gorduras do tipo saturada, podem provocar hipertensão, que trazem problemas para os rins e coração

4. Usar castanhas com moderação
Nozes e castanhas são boas fontes de ômega 3, substância que melhora a fluidez sanguínea, porém são calóricas e devem ser consumidas com moderação.

5. Não ceder aos queijos amarelos
Embora mais saborosos, os queijos amarelos concentram alto teor de gordura saturada.

6. Rejeitar batata palha e outras frituras
Deliciosamente perigosas, 25 gramas de batata frita corresponde a 160 calorias. Frituras em geral costumam ser mais pesadas que isso.

7. Regar tudo com azeite
Gordura do tipo monoinsaturada presente no azeite ajuda a não formação de placas de gordura nas artérias. Mas não use muito, azeite é muito calórico.

8. Não exagerar no sal
O consumo excessivo de sódio pode aumentar as chances de hipertensão arterial. Modere na quantidade.

9. Abusar dos temperos naturais
Salsinha, cebolinha, alho-poró, cebola e alho são ingredientes ricos em nutrientes como ferro, ácido fólico, manganês, selênio, potássio e magnésio.

10. Ignorar os molhos industrializados
Gordurosos e calóricos. Substitua molhos feitos à base de maionese ou creme de leite, pelo bom e velho limão

Boa Salada

Nenhum comentário:

Postar um comentário