Na hora de tirar uma foto, você coloca o seletor da câmera no automático e dispara um click e sai feliz com sua foto? O seletor automático das câmeras é uma forma simplificada de fotografia, e nem sempre captura o tema ou enfatiza os detalhes que quer ressaltar.
Não tenha medo de errar, treine o uso dos ajustes manuais da sua câmera e faça N fotos do mesmo tema. Vá descobrindo qual melhor utilização de ISO, Abertura, Luz ou distância focal, você pode conseguir um resultado surpreendente, tente.
Motivos para usar o Modo Manual:
1º Controle de ISO: No modo automático restringe suas fotos para ISO 100, independente da distância focal e condições de luz apresentada.
2º Controle de Exposição: Principalmente se tratando de luzes e movimentos, o controle de Exposição é indispensável, no modo automático esqueça essas configurações, se quer ter controle, use ajustes manuais.
3º Controle de Abertura: no modo automático ele faz um uso genérico de abertura, algo que não prejudique praticamente nenhum tipo de foto no quesito distorção, mas se tratando de destaque não serve para quase nada, não usa o potencial da sua câmera, te restringe a fotos comuns, sem ênfases.
4º Flash Opcional: No modo automático da preferência pelo uso do flash, pois é mais seguro mecanicamente falando, ilumine e estabilize antes de capturar, mas em planos fechados (fotos próximas) você pode estourar demais a luz e tirar o foco do segundo plano, optando pelo modo manual você pode escolher se quer ou não o flash, garantindo seu tema sem uma iluminação direta, apenas a natural.
5º Formatação RAW: No modo automático, não da para salvar uma imagem RAW esse formato te permite trabalhar com as nuances de cores, sombras e luzes, individualmente, tendo um controle maior e dinamizando seu tema
Seja lá qual for seu tema, caso queira e possa gastar um pouco mais de tempo, opte configurações manuais, no começo é mais complicado, mas com toda certeza depois o resultado é melhor
Boas Fotos
terça-feira, 1 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário