Toda vez que queremos tomar um vinho, vem junto a dúvida:
Esse vinho combina com essa refeição? Essa briga constante de sabores e tradições deixam nossas cucas pegando fogo.
Para ajudar um pouco vou escrever aqui umas combinações por tipo de vinho. Mas a seleção de uva, origem, temperatura, valores e todos os outros pontos relevantes vou deixar a seus cuidados.
Espero que ajude em algo. Boa refeição.
Entradas - Com as entradas deve ser servido vinho branco seco, vinho verde branco, vinhos generosos secos ou ainda vinhos espumosos secos.
Sopa - Com sopa é clássico "molhar-se a boca" com generosos secos. No entanto, os vinhos rosados e os espumosos podem servir de vinho único ao longo de uma refeição.
Saladas- Aos pratos avinagrados, como saladas muito temperadas, não convém nenhum tipo de vinho.
Peixes - Com peixe serve-se o mesmo vinho que serviu para os aperitivos (vinho branco seco ou verde). Se forem servidos com molhos picantes, aconselha-se um vinho branco suave.
Massas - Com massas, legumes, arroz e ovos servem-se vinhos brancos adamados ou tintos ligeiros.
Carnes vermelhas - As carnes vermelhas e a caça, assadas ou guisadas ou em pasta (tortas recheadas, empadas), servem-se acompanhadas por vinho tinto encorpado. As carnes assadas também combinam com vinhos espumosos secos.
Queijos - Com queijos fermentados (crus) servem-se vinhos tintos fortes. Queijos de pastas cozidas (tipo gruyére) pedem vinhos tintos mais leves. Com queijos frescos servem-se vinhos brancos suaves.
Doces - Com doces não alcoolizados servem-se vinhos doces brancos, espumosos doces ou ainda generosos doces e meio-doces. Com doces confeccionados com licores ou aguardentes, só devem servir-se as bebidas utilizadas na sua preparação.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário