terça-feira, 2 de março de 2010

Fotografia Desfocada


Esse fundo embaçado nas fotos se chama Bokeh, é um recurso muito usado pelos fotógrafos profissionais, onde criam um foco de primeiro plano no objeto que querem exibir e um borrão tirando a importância do segundo plano.


Mas como eu posso fazer isso?

O processo é meio chato e tem de treinar bastante para conseguir dominar, mas em resumo você precisa de três fatores para obter o efeito.

Distância entre o objeto e a lente, Abertura do Diafragma e Distância entre o Assunto e o fundo.

1º Distância entre o Objeto e a Lente – Quanto mais próximos estiver do Assunto a ser fotografado maior será o desfocado, principalmente nas fotos Macro que são super perto do Objeto.

2º Abertura do Diafragma – Quanto maior a abertura melhor será seu efeito, se usar, por exemplo, uma f/1.4 é bem melhor que usar uma f/11, obviamente só terá foco no assunto em si e não no fundo, mas a idéia é essa mesmo então ótimo. Lembrando que as variações de abertura são simbolizadas pela letra f e variam de f/1.4 à f/22 e que quanto mais aberta, mais luz vai entrar no obturador.

3º Distância entre o Assunto e o fundo – Para ajudar o efeito é melhor que o fundo esteja o mais distante possível do Assunto, para que não confunda as áreas de interesse.

Treine, varie as distâncias, medidas de abertura e profundidades, até que se sinta que encontrou o ponto de equilíbrio para o desfoque.

Bons Clicks

Um comentário:

  1. Gosto desee tipo de fotografia, tem como fazer em uma câmera digital comum??

    ResponderExcluir