segunda-feira, 22 de março de 2010

Regra do Terço

Muita gente pensa que pra tirar uma boa foto à mesma tem de estar bem centralizada, objeto no meio da foto.
PARA COM ISSO, quando falamos de simetria, equalização, isso até pode ser verdade, mas você não precisa tirar fotos quadradas, seja criativo.


Uma técnica muito boa para isso é conhecida como Regra dos Terços, mas não leve tão a sério a palavra Regra, que as regras foram criadas para serem seguidas e para serem quebradas. Não se limite, inove, arrisque.


A Regra dos Terços consiste em criar linhas imaginárias para definir ponto de foco, ou seja, descentralizar o objeto e montar uma leitura mais definida da sua arte.

Ao visualizar sua paisagem, objeto ou o que esteja fotografando, crie duas linhas verticais imaginárias, dividindo sua imagem em 3 partes iguais, depois faça a mesma coisa com linhas horizontais. Isso resultara em 9 blocos de imagem, agora selecione o ponto de interesse da sua foto e coloque em uma das convergências de linhas. Isso vai criar uma melhor leitura da imagem.

Caso você tenha uma paisagem que o céu esta no enfoque, coloque a linha do horizonte que delimita o solo próximo as linhas inferiores. O contrário serve quando o céu não é o foco, coloque-o nas linhas superiores, um objeto como um pássaro uma árvore ou coisas assim, selecione 1 ponto da convergência e fixe, cuidado para não atrapalhar os planos e tirar o foco do objeto.



Boa Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário